Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada num terreno com medidas e topografia regular, numa urbanização privada no leste de Zapopan, que conta com rigorosos regulamentos que promovem objetos apertados, privacidade nula, uso indiscriminado de janelas e materiais, gerando como resultado um "cliché" da arquitetura contemporânea.
Os usuários desta casa são um casal com jovem com suas duas filhas. Pediam uma casa que abrigasse um estúdio, uma cozinha ampla e flexível. Que fosse um edifício bem iluminado, mas que mantivesse a privacidade.
A intenção principal do projeto foi a criação de uma fachada cega, gerando espaços com privacidades focados em elementos como o céu, pedra natural e folhagem da vegetação interior.
Desta maneira, temos uma casa introvertida, com o estúdio, dormitório principal e sala vinculada a um pátio central, com paredes brancas que ressaltam os materiais em seu interior.
A cozinha percorre toda a largura do terreno, criando uma relação com o jardim posterior e gerando um espaço flexível.
Com este esquema a casa possibilita a ventilação cruzada e aproveita da orientação do sol para ser quente no inverno e fresca no verão.
A casa é simples em seus acabamentos exteriores, realizada com mão de obra local e possui pouca complexidade estrutural.